AntropologiaArtigos

PISTIS SOPHIA

PISTIS SOPHIA

PISTIS-SOPHIA

Em 1773, no Egito, foi descoberto um antigo manuscrito copta que foi adquirido pelo colecionador inglês Anthony Askew. Após sua morte, em 1795, o Código Askew (ou “CodexAskewianus”) –como ficou conhecido o manuscrito primeiramente – foi levado para o Museu Britânico, onde está conservado deste então e foi objeto de estudo de diversos pesquisadores.

Esse manuscrito de autoria desconhecida é também chamado de “O Livro do Salvador” e “A Doutrina Secreta do Salvador”, mas ficou notoriamente conhecido como “Pistis Sophia”. E o que há de tão especial nesta obra, possivelmente datado do século III d.C.?

pistis.sophia.jesus

Samael Aun Weor explica que Pistis Sophia “foi encontrada em solo do Egito (a pá dos arqueólogos encontrou-se com o papiro). A mesma foi traduzida, corretamente, para distintos idiomas. Desafortunadamente, veio em chave. Nós estamos desvelando-a para o bem da humanidade. A Pistis Sophia contém os Ensinamentos que Jesus de Nazareth deu a seus discípulos no Monte das Oliveiras”.

Na grandiosa obra, conta-se que, após Jesus ressuscitar dos mortos, passou onze anos discorrendo com seus discípulos, instruindo-os sobre ensinamentos não revelados até então sobre os Vinte e Quatro Mistérios apresentados através da jornada de Pistis Sophia, uma figura feminina que personifica o princípio anímico de cada um de nós.

Em grego, a palavra “pistis” pode significar tanto “harmonia” quanto “confiança” e “poder”. Com a tradução do Novo Testamento para o latim, “pistis” se tornou “fides”, isto é, simplesmente “fé”. Como “fides” não possui verbo surgiu a expressão “ter fé” ou “crer”. Em última síntese, podemos dizer que “Pistis” é estar em harmonia com o seu próprio Deus Íntimo, e quem está em harmonia com Deus possui o verdadeiro Poder (o mesmo que permite mover montanhas…), também conhecido como Fé Consciente ou Fé Solar.

PISTIS-SOPHIA-sabedoria-do-fogo

Samael Aun Weor ensina que Sophia é a Sabedoria do Fogo que resplandece no Caos e, por isso, é dito que a “Luz sai das Trevas” e “o Cosmos sai do Caos”. Tal princípio inicia sua jornada da região doAeon 13, a mais alta, desce pelos 12 Aeons e cai nas mãos do terrível Obstinado (representação das forças negativas residentes dentro de cada um) e é despojada de seus poderes. Todavia, graças aos esforços do Cristo – o Deus Íntimo que deve nascer e se desenvolver em nosso próprio interior –, representado por Jesus, Pistis Sophia inicia sua jornada de liberação (salvação) de volta para o Aeon 13, o Absoluto, após grandes esforços.

“Nós necessitamos entregar à humanidade a Pistis Sophia, a Doutrina Secreta do Nazareno, os Volumes Secretos do Cristo, devidamente desvelada e explicada. Dessa forma, a humanidade irá RECEBER O EVANGELHO CRÍSTICO, a doutrina completa, que se conservou em segredo durante 20 séculos.”

“Estou seguro que será benéfico para todo o mundo cristão, porque se conhecerá melhor a palavra do Mestre”.

pistis.sophia.desvelada

Após essas palavras, Samael Aun Weor entregou a obra Pistis Sophia Desvelada, sintetizando todo o conhecimento gnóstico que já havia entregue. Infelizmente, deixou seu corpo físico antes de terminar a extraordinária empreitada, desvelando até o capítulo 91.

De extrema importância para o gnosticismo universal, em Pistis Sophia se revelam Mistérios que residem em nosso próprio universo interior. Não somente, mostra que é através de um trabalho interior, através do Salvador (personificação da doutrina Crística esotérica), que libertaremos nossa Pistis Sophia das garras de nossos próprios defeitos psicológicos, que tanto nos aprisionam na vida comum e corrente e nos lançam nas trevas da ignorância.

12 Comentários

  1. Li pitis sophia, mas estou lendo novamente com mais calma, estava muito ansioso para a leitura. E’ espetacular, eu que estudo gnose a dois anos não podia deixar de ler esta grande obra, gnose é para poucos, muitos não consegue compreender e nem se interessam, uma pena.

  2. Essa Sophia é a mesma Sophia da corte americana? Que trava o dinheiro na suprema corte americana? Junto com a dinah? Que conseguem definir até o ganhador da mega sena?

  3. cara n li a pistis sophia mas parece ser um texto interessante mas a filosofia gnose não é doutrina ao meu ver e samael aun weor era apenas um estudiodo profundo da gnose e li alguns textos referenciando esse homem sábio como um Deus, mas sabemos que ele apenas nos representa, temos a gnose em nosso núcleo, a divindade mora em nossa alma e nossa alma em nossa carne, nós somos a divindade em miúdos.

  4. ah sim eu achei hilario quando dizem que ele conheceu atlantida e tal kkkk desculpe eu respeito as convicções das pessoas, mas levar a serio tudo isso é a mesma coisa de eu confirmar que o inri cristo é cristo encarnado na era de aquario, palhaçada!

  5. A bíblia nos diz que é só crermos em Jesus que seremos salvos, mas sei que tem mais alguma coisa por isso estou a procura da verdadeira mensagem que Jesus Cristo nos passou , ainda não consegui entender as mensagens dos livros apócrifos, se alguém souber me explicar a mensagem de pistis sofhia eu agradeceria obrigada

  6. No século XVIII, os primeiros estudiosos que examinaram os escritos de Pistis Sophia, eram eruditos da filologia, com conhecimento dos textos antigos, e inclusive seu primeiro tradutor para o latim, Moritz Gotthilf Schwartze, atribuiram a Valentino a sua autoria. Tanto que o subtítulo do livro era “opus gnosticus Valentino adiudicatum”. ou “obra gnóstica atribuída a Valentino”. Pergunto eu: a Santa Igreja Gnóstica tem uma posição definida quanto à autoria da Pistis Sophia?

  7. Então leia o pistis Sophia com os comentários do cientista JJ Hurtach, assim verão um Jesus de acordo com as escrituras sagradas! Jesus nosso salvador, sem intermediários!

  8. Ninguém precisa deixar de ter fé em Cristo só porque está procurando um conhecimento mais profundo a respeito dos mistérios da vida dele. Se há pessoas que crêem em falsos prastores, falsos bispos e falsos milagres porque não procurar pesquisar mais a sobre quem fez os milagres e não ficou alardeando?

Deixe um comentário